Comunicado da AFPS - Paris, 9 de Outubro de 2009
A campanha pelo boicote, desinvestimento e sanções (BDS) contra a política de Israel, levada a cabo pelo Colectivo Nacional por uma Paz Justa e Duradoura entre Palestinianos e Israelitas, acaba de alcançar novo êxito.
A Associação France Palestine Solidarité tinha tomado conhecimento da participação na Festa das vindimas de Montmartre, este fim-de-semana, da sociedade Soda Club, que fabrica aparelhos de gaseificação da água. Acontece que esta empresa está instalada em Maale Adumim, o maior colonato israelita da Cisjordânia. As alfândegas alemãs bloquearam recentemente todos os seus produtos, no âmbito do artigo 83º do Acordo de associação União Europeia-Israel.
Após as intervenções da AFPS junto dos responsáveis da Câmara de Paris e da câmara do XVIIIº Bairro, sublinhando a responsabilidade dos governantes, a empresa ACDP, mandatada para organizar a Festa, declarou na sexta-feira que, “não desejando de maneira nenhuma que a Festa das vindimas seja perturbada por alguma desordem pública e desejando antes de mais preservar o seu carácter popular, convivial e festivo, a Soda Club não estará presente no evento”.
A AFPS congratula-se por este êxito e apela aos seus militantes que multipliquem as iniciativas para que a campanha BDS permita expressar bem alto a exigência popular de uma paz justa e duradoura, fundada sobre o direito internacional.