Monday, 14 September 2009

NORUEGA ROMPE COM EMPRESA QUE PARTICIPA DA CONSTRUÇÃO DO MURO DO APARTHEID

fonte:Viva Palestina



No início deste mês, o governo norueguês anunciou a retirada de todos os seus investimentos da Elbit Systems, que fabrica o sistema de vigilância instalado em várias partes do muro de separação na Cisjordânia. O ministro das Finanças da Noruega, Kristin Halvorsen, disse que a decisão foi baseada na recomendação do Conselho de Ética de seu ministério. "Nós não pretendemos financiar empresas que contribuem diretamente para a violações do direito internacional . Halvorsen, segundo o jornal israelense Haaretz,explicou que a barreira de separação afeta a liberdade de circulação dos residentes da Margem Ocidental.
Lamentavelmete, o mesmo Conselho de Ética do Ministério das Finanças Norueguês, que recomendou a retirada dos investimentos do seu fundo de pensão da Elbit, se calou sobre seus investimentos na empresa norteamericana Caterpillar. Ele justifica assim sua incoerência: a Elbit desenvolveu um equipamento usado especificamente na construção da barreira de separação, enquanto os equipamentos vendidos pela Caterpillar para a Defesa de Israel tem usos legítimos, bem como e a empresa não deve ser responsabilizado por ele ser empregado em outro, possivelmente forma ilegal (isto é, a destruição das casas palestinianas).
Resta torcer para que a forte mobilização do povo norueguês continue a pressionar o seu governo , deixando claro que não é obrigada a ser cúmplice de crimes contra a humanidade.

Beth Monteiro
Fontes das matérias de hoje ( 14/09/09)
A Intifada Eletrônica
Jornal Haaretz
G1
gaza_black_ribbon
 
Palestine Blogs - The Gazette Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.