Saturday 3 October 2009

Conselho dos Direitos Humanos adia votação do relatório Goldstone para Março 2010. O bloqueio dos EUA não deve adiar a justiça

fonte: Forum Palestina


1. Apenas o primeiro paragráfo deste comunicado:

"A decisão no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para adiar a votação do relatório Goldstone sobre Gaza, até Março de 2010, obriga os Estados Unidos e outros governos, que bloquearam a acção no conselho a pressionarem Israel e o Hamas a dar início a uma investigação credível, declarou a Human Rights Watch hoje. A missão encontrou provas de violações das leis de guerra durante o conflito em Gaza, que deverão desencadear investigações credíveis do comportamento de ambos os lados.

..."

2. Um comentário da responsável da secção para o Médio Oriente da HRW, Sarah Leah Whitson, sobre o adiamento.

"Os Estados Unidos conquistaram para Israel um adiamento (da decisão sobre) o relatório Goldstone, então agora deve garantir que Israel realmente investigue as denúncias de abuso. Se isso não acontecer até Março, então os E.U. A. devem endossar o apelo do relatório de Goldstone para os mecanismos internacionais de responsabilização."

3. E o ónus do adiamento recai... sobre os sponsors da resolução sobre a Situação dos Direitos Humanos nos Territórios Ocupados da Palestina, incluindo Jerusalém Oriental (A/HRC/12/L.12).


Zamir Akram (Paquistão), falando sobre o projecto de resolução L. 12, sobre a Situação dos Direitos Humanos nos Territórios Ocupados da Palestina, incluindo Jerusalém Oriental (A/HRC/12/L.12), disse que, levando em consideração a elevada importância atribuída a esta resolução por parte da comunidade internacional como um todo, e para dar mais tempo para uma análise abrangente e ampla do relatório da Missão Internacional de Averiguação, os co-patrocinadores ou seja, a Organização da Conferência Islâmica, o Grupo Africano, o Grupo Árabe e o Movimento Não-Alinhado, solicitaram que a apreciação do projecto de resolução fosse adiada até à décima terceira sessão do Conselho dos Direitos Humanos. (Março 2010)

Mas de facto quem conduziu a orquestra foi... o representante dos EUA.

gaza_black_ribbon
 
Palestine Blogs - The Gazette Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.