fonte:Publico
Uma jovem palestiniana de 15 anos pediu ao Tribunal Penal Internacional (TPI) a investigação da ofensiva israelita contra Gaza "Chumbo Endurecido", de Dezembro e Janeiro, durante a qual ficou ferida e foram mortos membros da sua família.
A operação militar causou 1400 mortos e cerca de 5000 feridos, segundo um relatório da Amnistia Internacional publicado em Julho.Amira Alqerem pretende "apresentar queixa contra o exército de ocupação”, declarou a jovem numa conferência de imprensa em Haia, na Holanda, onde fica o TPI, acompanhada do advogado e elementos da sua comissão de apoio.
Alqerem deslocou-se ao gabinete do Procurador do TPI para deixar um documento a solicitar a abertura de uma investigação por crimes de guerra e contra a humanidade, no seguimento da ofensiva militar levada a cabo por Israel na Faixa de Gaza, entre 27 de Dezembro de 1008 e 18 de Janeiro de 2009.
Foram mortos por tiros de tanques o pai, o irmão de 14 anos e a irmã de 16, a 14 de Janeiro, no bairro de Tal Al-Hawa, enquanto a jovem ficou gravemente ferida na perna.
“Fiz isto pelas crianças de Gaza”, afirmou Alqerem, que recebeu tratamento hospitalar no norte de França.