Tuesday 8 September 2009

Ehud Barak autoriza a construção de mais 450 apartamentos em território palestino ocupado

fonte:Forum Palestina


O ministro de Defesa de Israel, Ehud Barak, autorizou a construção de 450 novos apartamentos em colonatos israelitas no território palestino ocupado da Cisjordânia, informou um comunicado emitido hoje pelo respectivo ministério.

A decisão ocorre a poucos dias de uma nova visita à região pelo enviado especial dos EUA para o Médio Oriente, George Mitchell, o que deve despertar críticas da ANP, EUA e UE - todos já alertaram para que a expansão ds colonatos de Israel em território palestino ocupado poderia colocar em risco o reinício das negociações de paz entre as duas partes.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, já criticou os planos como inaceitáveis e alertou que, se Israel seguir adiante, não haverá motivo para um encontro entre ele, Netanyahu e o presidente dos EUA, Barack Obama, à margem da Assembleia Geral da ONU no final deste mês.

"Não voltaremos à mesa de negociações antes da suspensão das construções nos colonatos", declarou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina, hoje na Arábia Saudita.

A ordem do ministro de Defesa permite o início da construção de um novo colonato no enclave do Vale Jordão, uma área que é considerada vital para um futuro estado palestino devido às suas ricas áreas de cultivo.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, havia dito que iria aprovar um aumento na construção dos acolonatos antes de considerar uma possível suspensão.

Segundo analistas, o objetivo de Netanyahu é apaziguar a pressão da ala de direita do seu partido conservador, o Likud, favorável à expansão.
gaza_black_ribbon
 
Palestine Blogs - The Gazette Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.