Monday 12 January 2009

Condoleeza Rice envergonhada por Bush na questao da resolucao do CS da ONU sobre Gaza


fonte: AP
E.U. Secretária de Estado Condoleezza Rice perdeu a face após o presidente George W. Bush lhe ordenar que se abstivesse na votação da ONU sobre a guerra Gaza, de acordo com o Primeiro-Ministro israelita Ehud Olmert.

"Ela foi envergonhada". Uma resolução que ela tinha preparado e organizado, e no final ela não foi autorizada a votar a favor", disse Olmert em um discurso na cidade de Ashkelon su


O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução na quinta-feira passada a pedir um imediato cessar-fogo num período de três semanas e uma retirada israelita de Gaza onde centenas tem sido mortos.

Quatorze dos 15 membros do Conselho votaram a favor da resolução, que foi posteriormente rejeitada quer por Israel quer pelo Hamas.

Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, ham previsto votar em sintonia com os outros 14, mas Rice acabou por se tornar a única abstenção.

"Na noite de quinta e sexta-feira, quando a Secretária de Estado quis concretizar a votação sobre um cessar-fogo no Conselho de Segurança, nós não quisemos que ela votasse a favor", disse Olmert

"Eu disse 'chama-me o presidente Bush ao telefone". Disseram que ele estava a preparar-se para dar um discurso em Filadélfia. Eu disse que não se importava. "Preciso falar com ele agora". E ele veio falar comigo".

"Eu disse-lhe que os Estados Unidos não podiam votar a favor. Não podiam votar a favor de tal resolução. O Presidente chamou imediatamente a Secretária de Estado e disse-lhe para não votar a favor."



gaza_black_ribbon
 
Palestine Blogs - The Gazette Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.