Monday 28 December 2009

O COMBOIO DE AJUDA À GAZA NÃO DESISTE

fonte:Viva a Palestina


Governo egípcio bloqueou a entrada no país de 16 parlamentares do partido governista AK da Turquia junto com "Viva Palestina”.

Parlamentares turcos em greve de fome junto com membros do
comboio do Viva a Palestina

27 de dezembro de 2009
Os membros do Viva Palestina comboio de ajuda internacional à Palestina em Gaza começaram uma greve de fome às 11H25 de hoje (dia 27) em protesto contra a recusa do governo egípcio em permitir a entrada de comboio em seu solo.

Foi às 11:25h. de 27 de dezembro de 2008, que Israel deixou cair sua primeiras bombas contra a população sitiada de Gaza. Três semanas mais tarde, na sequência de uma sustentada agressão por ar, terra e mar , mais de 1.400 palestinos foram mortos.

Na greve de fome, os membros do Viva Palestina, irão consumir apenas líquidos até que o seja permitida a entrada do comboio no Egito.

Membros Comboio também marcarão o primeiro aniversário do início da Operação “Chumbo” de Israel , ralizando uma marcha através de Aqaba, conjuntamente com os jordanianos. À noite, mais de 1.400 velas serão acesas durante uma vigília.

Negociações diplomáticas também estão ocorrendo entre os governos da Turquia e do Egito sobre a entrada do comboio para o Egito. IHH, agência da Turquia de ajuda humanitária, tem 63 veículos que circulam no comboio.
O governo sírio também prestou ajuda e veículos, como o governo da Malásia. Mais de 400 pessoas de 17 países estão viajando em um comboio de 210 veículos , transportando medicamentos, equipamentos hospitalares, ajuda humanitária e educacional para Gaza.

O comboio partiu em Londres em 6 de Dezembro e viajaram quase 3.000 quilômetros, atravessando a Europa e Oriente Médio. No entanto, o comboio e sua carga de ajuda agora está parado na cidade de porto jordaniano de Aqaba, tendo sido negada a entrada no Egito.

O parlamentar britânico, George Galloway, que viaja com a comitiva, disse: "Israel mantém Gaza sob cerco de três anos e meio contra o direito internacional. Ele não permitiu que a ajuda ou material para a reconstrução entrasse da Faixa depois do seu ataque em Gaza no início deste ano. O comboio está determinado a romper o cerco. Aqui no porto de Aqba, os espíritos estão fortalecidos. Não estamos indo a lugar algum, exceto para Gaza. “
gaza_black_ribbon
 
Palestine Blogs - The Gazette Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.