Tuesday 29 September 2009

O Viva Palestina Convoy- EUA e UK- junta-se ao esforço internacional para derrubar o cerco à Gaza

fonte:Viva a Palestina





Depois do comboio do Reino Unido e dos Estados Unidos, o Viva Palestina espera sair da Venezuela seguindo para Gaza, com a sustentação e o comparecimento do presidente Hugo Chavez

27 de Dezembro marca o aniversário do começo do assalto israelita em Gaza. Entrar em Gaza tem por objetivo chamar a atenção do mundo sobre os massacres, atendendo também às reivindicações dos palestinos que desejam ter a sustentação máxima na relembrança da tragédia.

O sucesso do combóio britânico, que partiu do Reino Unido , atravessou vários países da Europa e África do norte até chegar à Gaza em fevereiro/ março deste ano, despertou um grande desejo nos ativistas dos Estados Unidos de repetir a experiência. De fato, o primeiro comboio Viva Palestina- EUA já cumpriu sua missão e agora, já está sendo organizado um “mega-combóio” que envolve voluntários dos E.U. e do Reino Unido e dae (dispositivo automático de entrada) das nações para entregar ajuda humanitário aos irmãos e irmãs em Gaza neste inverno. O Viva Palestina Convoy olha para frente junto com cada voluntário para entrar em Gaza, triunfante, manifestando a grande solidariedade com este povo valente que se esforça diariamente para sobreviver e lutar sob o cerco.

O Viva Palestina Convoy dos EUA conseguiu um sucesso notável em seu esforço para levar ajuda médicas e humanitário á faixa de Gaza nas primeiras semanas de julho, enfrentando obstáculos significativos na viagem. Quase duzentas pessoas, a maioria cidadãos dos E.U., passaram através do cruzamento de Rafah em Gaza em 10 de julho de 2009, carregando com eles um valor de 250 mil dólares de ajuda médica .
O grupo contou com a ajuda de Cynthia McKinney, ex- congressista dos E.U. e candidata presidencial, que foi injustamente detida em alto mar por forças Israelita, quando entrou em Gaza pela primeira vez. Na delegação estava também o membro do conselho de New York, Charles Barron, cuja participação sinalizou um re-forjamento da aliança entre figuras do Movimento Negro Americano e o Movimento de Solidariedade à Palestina, como aconteceu há mais de 30 anos no movimento monumental dos direitos civis.

Associando todos os esforços
A coordenação do Viva Palestina nos EUA e Reino Unido está estudando as condições logísticas e as dificuldades enfrentadas por este último comboio e por missões de outras organizações que tentaram se cruzar em Gaza durante este cerco brutal e de longa data , para planejar a superação desses entraves.
O comboio Viva Palestina espera sair da Venezuela com a sustentação e o comparecimento do presidente Hugo Chavez . Na avaliação dos dirigentes do movimento, eles têm possibilidade de organizar um comboio incrível, saindo de lugares mais distantes e mais significativos do que os anteriores. Devido ao bloquei o à Gaza , pelo ar, pelo mar e pela terra, nada menos do que um aumento significativo do tamanho e do impacto do comboio seguinte . O Viva Palestina Convoy se junta aos esforços internacionais. As razões para o projeto de combinar os comboio emergiu das discussões entre os coordenadores britânicos e americanos dos outros comboios e outras organizações.
Beth Monteiro
Tradução livre de matéria publicada no site: http://www.vivapalestina-us.org/
gaza_black_ribbon
 
Palestine Blogs - The Gazette Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.